quinta-feira, 15 de maio de 2008

O Futuro, Adeus Pertences.

Por alguns segundos me desligo do mundo e volto aos meus tempos de criança. Lembro da final do campeonato carioca de 1948, uma final entre Botafogo e Vasco.

Na localidade onde morava, só havia um aparelho de rádio, um PHILCO valvulado que, quando esquentava muito, ia perdendo um pouco a sintonia, o antes irritante chiado sonoro hoje soa como música aos meus ouvidos.

O volume das transmissões alternavam entre o baixo e os gritos, e Chico Pé Sujo, o dono do rádio, vez em quando dava uma porradinha, pra melhorar a sintonia.

Botafogo ganhou por 3 a 1. Ainda me lembro da escalação dada pelo locutor numa voz estereofonicamente enlatada. O escrete do Botafogo com Gerson, Osvaldo, Nilton Santos, Rubinho, Ávila e Juvenal, Paraguaio, Geninho, Otávio e Braguinha. E o escrete do Vasco com: Barbosa. Augusto e Wilson. Eli. Danilo e Jorge. Friaça. Ademir. Dimas. Ipojucan e Chico.

A vizinhança toda se juntava na varanda só pra escutar o rádio. Cada um ia se achegando e se acomodando como podia.

Não importava muito quem ganharia o jogo, mas a reunião era fantástica.

Lembro do Repórter Esso na voz de Romeu Fernandez e na inconfundível voz de Heron Domingue. Da musiquinha de abertura e do slogan "testemunha ocular da história". A credibilidade era tão grande que a gente só acreditava, se a notícia fosse confirmada pelo Repórter Esso.

Lembro de Balança Mas Não Cai com o primo pobre e o primo rico. Lembro ainda da voz doce de Dircinha Batista, que foi rainha do rádio por quase 11 anos. A musiquinha do Getúlio “Bota o retrato do velho outra vez bota no mesmo lugar, o sorriso do velhinho faz a gente trabalhar,o sorriso do velhinho faz a gente trabalhar “.

Nossa! Lembro do medo da passagem do cometa Halley, isso era ponto de discussão entre todo mundo.

O chiado do Rádio, ô saudade, do velho e bom chiado. Saudade das novelas: Em Busca da Felicidade, tem o som de orquestra, o locutor dizia: “Senhoras e senhoritas, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro apresenta: (Som de orquestra sobe) Em Busca da Felicidade, emocionante novela de Leandro Blanco”.

E Direito de Nascer, essa, então, ninguém perdia.

É... O tempo foi passando, veio a televisão, computador, celular.

- Que horas são? Alguém sabe me informar?

- 3:45

- Obrigado. Bem, vou indo tenho um encontro com minha família agora.

- Em casa?

- Não minha família tá viajando. Minha mulher tá na Suíça fazendo mestrado, meu filho menor, tá na Alemanha em excursão, meu mais velho estudando no Japão, a minha filha mora nos Estados Unidos, mas todos os dias nos falamos às 4 da tarde via chat.

- Se hoje somos unidos? Sim, muito mais que antes, hoje temos a internet... Oi Amor, ó comprei uma TV de 34 polegadas, escolhi agora no site, eles entregam amanhã. Já mandei um e-mail avisando a lavanderia para não misturar roupa branca com de cor, e você não vai acreditar! Inauguraram um delivery pertinho de casa e o cardápio tá na página deles. Acabei de falar com Tadeu pelo MSN, estou ansioso pra ver vocês, Carolina como sempre atrasada.

Enfim todos logados.

- Oi crianças, Papai ama vocês!

Por: Aloisio Di Donato

4º Período Comunicação Social - FAFIC

Nenhum comentário: